Santo do Dia de Hoje – São Nicolau de Flue 21/03

Veja aqui qual é o Santo do Dia de Hoje e faça a sua oração de acordo com a igreja católica apostólica romana.

De acordo com a Igreja os santos tem um controle quase que perfeito de todas as virtudes em relação ao próximo e a Deus.

São homens e mulheres que a Igreja Católica chama de santos e que ao todo são mais de 27.000 (vinte e sete mil), como afirma René Fullop Muller, no seu famoso livro Os Santos Que Abalaram o Mundo.

Os Santos da Igreja são de todas as condições de vida, raças, cores, culturas, países, etc. Porém, existe um pequeno detalhe que é comum a todos os santos: eles foram integralmente pessoas bondosas; basta analisar a vida de cada um deles.

A santidade é considerada basicamente uma estreita união do homem com Deus; desse contato resulta no que chamamos de “perfeição moral”. Deus, como sabemos é santo por natureza; e os homens são santos na medida em que se aproximam d’Ele.

Santo do Dia de Hoje 21/03/2019

São Nicolau de Flue nasceu na Suíça em 1417 e passou sua juventude ajudando o pai em trabalhos práticos e sempre inclinado a vida religiosa. A pedido do pai, casou-se com Dorotéia que muito o levou para Deus, tanto que juntos educaram os dez filhos para a busca da santidade.

Aconteceu que, aos cinquenta anos e em comum acordo com a esposa e filhos, Nicolau retirou-se na solidão, perto de sua casa, porém com o propósito de se dedicar exclusivamente a Deus, deixando de lado os diversos cargos públicos e administrativo que ocupava na sociedade.

São Nicolau entregou-se totalmente a vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas missas de domingo e dias santos, além de ter assumido como cama uma tábua, por travesseiro uma pedra e frutas e ervas como alimento até chegar a se alimentar somente da Eucaristia.

Nicolau morreu com setenta anos, e mesmo no eremitério em nada se alienou ao mundo, o qual serviu como conselheiro e interferiu pacificamente nas dificuldades entre Católicos e protestantes ao ponto de ser amado e tomado como modelo de pacificador e pai da pátria. Em 1487, no dia em que completava 70 anos, Nicolau morreu. É o santo mais popular e conhecido da Suíça.

Reflexão

Os caminhos de Deus são mesmo desconhecidos. Nossos projetos de vida sofrem mudanças repentinas e nos colocam em situações totalmente novas. Assim foi com São Nicolau, que depois de um matrimônio feliz e fecundo, dedicou-se muitos anos numa vida de silêncio e profunda contemplação. Diante das situações que surgem e não foram planejadas, deixemos que o Espírito Santo nos conduza e retire de nós o medo dos caminhos inesperados.

Oração

Rezamos hoje com as palavras de São Nicolau: “Ó meu Deus e meu Senhor, afaste de mim tudo o que me afasta de você. Ó meu Senhor e meu Deus, dê-me tudo o que me aproxima de você. Ó meu Senhor e meu Deus, livre-me do meu egoísmo e conceda-me possuir somente a Vós. Amém”.