São João Bosco – História, Oração e Lista de Santuários

Dom Bosco ou São João Bosco é um santo italiano que, ao longo do sacerdócio, fez várias obras voltadas para crianças e adolescentes. Por conta disso, o Papa João Paulo II o considerou padroeiro dos jovens e aprendizes. Em todo o mundo, o santo é homenageado no dia 31 de janeiro.

Aqui no Brasil, Dom Bosco é também padroeiro da cidade de Brasília e possui diversos santuários dedicados a seu nome.

são joão bosco

 A história de São João Bosco

João Bosco nasceu em um povoado chamado Becchi, perto de Castelnuovo Don Bosco, na região italiana de Piemonte. O ano era 1815 e o menino, o segundo filho de Francisco Bosco e Margarida Occhiena, camponeses humildes da época.

Infância

Durante a infância, São João Bosco teve uma vida tranquila, mas passou por uma grande perda ainda muito jovem. Quando tinha apenas dois anos, o pai faleceu e a mãe precisou cuidar da casa sozinha. A lembrança do velório ficou gravada na mente do menino e era algo que ele comentava já depois de adulto.

Na medida em que crescia tinha atritos com o meio irmão mais velho, Antônio, filho do primeiro casamento do seu pai. Por outro lado, dava-se muito bem com o outro irmão, José.

João Bosco sempre foi observador e demonstrava inteligência, aprendendo a ler na casa de uma tia que trabalha na casa de um religioso local. Desde a infância, o menino mostrava vocação para o sacerdócio e já dava pequenos sermões para pessoas próximas.

Completou a primeira comunhão aos 11 anos e começou a estudar aos 13. Quando tinha 20 anos entrou para o seminário e a partir daí sua relação com Deus só fez crescer.

Atuação religiosa

Dom Bosco frequentou o Seminário de Chieri durante seis anos e terminou os estudos em 1841, sendo ordenado sacerdote e mudando-se para Turim. Nesta província começou a trabalhar com jovens, muitos dos quais sem família, órfãos por conta das mudanças da Revolução Industrial.

Uma das primeiras ações do santo foi criar um oratório que oferecia atividades de lazer, educação e catequese para as crianças e adolescentes. Os oratórios evoluíram e João começou a recrutar pessoas para atuar nesses locais. Foi daí que surgiu a Sociedade de São Francisco de Sales (Salesiano).

Os salesianos dedicaram-se à educação dos jovens e criaram colégios pela Itália. Com o tempo, a congregação ampliou-se e hoje marca presença em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

Os sonhos de Dom Bosco

Grande parte da vida de Dom Bosco foi marcada por sonhos premonitórios, que, em geral, revelavam a morte de algum aluno ou membro da congregação salesiana.

Nem sempre João sabia lidar com esses avisos, mas compartilhava os sonhos com outros membros da congregação salesiana. Cada pensamento era registrado por escrito e recebido com serenidade.

Morte

São João Bosco morreu em 31 de janeiro de 1888, deixando um legado de mansidão e amor ao próximo. Ele era um religioso preocupado em ajudar a sociedade e fez isso fundando congregações, construindo igrejas e educando as pessoas.

Hoje, o santo tem milhares de devotos e as ações dele continuam vivas sob o aspecto do ensino religioso.

Santuários e Paróquias dedicadas a São João Bosco

Caso você queira prestar homenagens ou ter um contato mais próximo com Dom Bosco, a seguir estão listados alguns santuários dedicados a ele.

Santuário São João Bosco (DF)

Uma igreja imponente localizada em Brasília e que figura entre os cartões-postais da cidade. Ela tem 80 colunas e 12 grandes vitrais em azul. Na área interna, um grande lustre simboliza Jesus como a luz do mundo e as portas de ferro e bronze trazem relevos com a vida de Dom Bosco.

O santuário realiza missas e batizados e recebe confissões.

Endereço: SEPS 702, Bl. B, sem número, Asa Sul, Brasília — DF.

Paróquia São João Bosco (PE)

A igreja está situada no município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Ela é um templo simples, mas atrai muitos fiéis e sempre realiza atividades para agregar a comunidade local. Crianças e adolescentes podem participar de eventos educativos, esportivos e de lazer na paróquia.

Endereço: Avenida D, número 250, Caetés I, Abreu e Lima — PE.

Paróquia São João Bosco (MT)

A Paróquia São João Bosco da cidade de Campo Grande chegou às mãos dos salesianos no início do século XX e já faz parte do cotidiano da sociedade matogrossense. No local, são realizadas missas, encontros de casais, batismos, catequeses e diversos outros eventos.

A igreja também conta com um centro social criado em 1999. Ele oferta creche, distribui cestas básicas, tem cursos de alfabetização para adultos e também de informática.

Endereço: Rua Paraíba, 1787, Vila Gomes, Campo Grande — MS.

Paróquia São João Bosco (SP)

A paróquia fica na cidade de Jundiaí e foi criada em 1980, em um terreno doado no Parque Residencial Eloy Chaves. Quase 20 anos depois, em 1999, o prédio precisou ser demolido e as missas passaram a ocorrer na área do salão de festas. Felizmente, em 2005, a reconstrução foi iniciada.

Hoje, a igreja tem pastorais, grupo de jovens, bem como realiza missas regulares, batismos, catequese e casamentos.

Endereço: Avenida Benedicto Castilho de Andrade, 1091, Eloy Chaves, Jundiaí — SP.

Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora (Turim — Itália)

A igreja em Turim foi criada em 1868, originalmente, com o propósito de ser um lar para meninos pobres. O local surgiu por iniciativa de Dom Bosco e hoje guarda os restos mortais do santo. Ela é visitada por pessoas de todo o mundo e considerada patrimônio salesiano.

Endereço: Via Maria Ausiliatrice, 32, 10152, Torino TO — Itália.

Oração de São João Bosco

Caso você necessite de alguma benção de Dom Bosco, a oração abaixo pode ajudar. Reze-a quando estiver sozinho ou quando for a um dos santuários listados aqui no texto.

Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco. Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente (pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus.”