São José – História, Oração e Lista de Santuários

São José é o santo mais importante da Igreja Católica, sendo também acolhido pelas igrejas anglicana e ortodoxa. Ele é considerado o pai de Jesus aqui na Terra e é homenageado em todo dia 19 de março.

No artigo de hoje vamos apresentar mais detalhes sobre a vida do homem que é exaltado como justo no Novo Testamento. Continue com a leitura.

são josé

A história de São José

São José tem vários títulos religiosos. Além de santo, ele também é considerado Patrono Universal da Igreja Católica, padroeiro das famílias e padroeiro dos trabalhadores.

No ano de 1870, o Papa Pio XI declarou José como o “maior de todos os santos”, estando abaixo apenas de Maria, mãe de Jesus.

Infância

Não existem amplos relatos sobre a infância de José. Os arquivos históricos explicam apenas que ele nasceu em Belém e descende do Rei Davi, como consta no evangelho de Mateus, cap. 01 e versículo 20.

Atuação religiosa

São José não era sacerdote, portanto não possuía uma atuação religiosa relacionada à pregação ou à conversão de fiéis. Sua importância para a Igreja vem da relação com Jesus e Maria, tanto que sempre aparece na Bíblia atrelado aos dois.

Apesar de ser o santo máximo do catolicismo, José aparece poucas vezes nas escrituras sagradas. Há relatos sobre ele, principalmente, nos evangelhos de Mateus e Lucas.

Em termos gerais, São José é tido como um homem devotado a Deus, responsável por cuidar da família e educar Jesus. Ele é símbolo de humildade, serenidade e obediência.

Vida pessoal

Na história, José quase sempre é visto apenas como carpinteiro, porém Mateus o descreve como “tektōn”. Esse é um termo grego que engloba várias funções dentro da área da construção civil. Sendo assim, a atuação profissional do santo pode ter sido bem mais ampla.

Não se sabe ao certo a idade de José quando se casou com Maria, mas os estudiosos acreditam que ele não era moço. A Igreja Ortodoxa, por exemplo, acredita que ele era viúvo e já tinha seis filhos antes de criar Jesus, sendo quatro homens e duas mulheres.

A Igreja Católica, por sua vez, rejeita essa ideia e não faz muita referência à vida do santo desvinculada de Jesus ou Maria. O que se sabe de forma convicta é que a Virgem estava prometida em casamento a José, porém quando este descobriu da gravidez a abandonou.

Depois de um tempo, um anjo apareceu em sonho para o santo e explicou que o filho da jovem era de Deus. Assim, o homem confiou no Senhor, casou-se com Maria e foi um pai presente para Jesus.

Morte

Assim como vida de São José é relatada de forma de discreta na Bíblia nvi, também o é a sua morte. Não há registros específicos sobre o momento exato ou como o pai de Jesus morreu.

No evangelho de Lucas, capítulo 02, o que existe é uma suspeita de que o homem tenha falecido antes da vida pública de Cristo. Tanto que em nenhum momento da crucificação ou peregrinação de Jesus, ele aparece.

A celebração do santo foi oficialmente reconhecida pela Igreja no ano de 1479.

Santuários e Paróquias mais conhecidas dedicadas ao santo

Pela força que possui, São José tem diversos santuários em sua homenagem. Aqui no Brasil, o santo é exaltado em praticamente todos os estados. Além disso, há grandes construções para cultuar José espalhadas em vários países pelo mundo.

Logo a seguir listamos alguns templos nacionais e do exterior dedicados ao pai de Jesus aqui na Terra.

Matriz Paroquial São José do Belém (SP)

Situada na cidade de São Paulo, a igreja foi fundada em 15 de agosto de 1897. Desde então o local cresceu e chega a reunir 20 mil pessoas durante a festa de 19 de março. As missas ocorrem diariamente em diferentes horários, e o endereço é Largo São José do Belém , s/nº, Belenzinho.

Paróquia São José (PE)

A paróquia fica na cidade de Olinda, vizinha à capital de Recife, e celebra missas diariamente, sempre às 19h. No período da festa do santo há celebrações com procissão, novena, missas e feira de quermesse. O endereço do local é Rua Catarina Batista de Alencar, 791, Casa Caiada.

Paróquia de São José (SC)

Situada no município de São José, em Santa Catarina, a igreja foi criada em 1755, ainda como uma pequena capela. Ao longo do tempo, o local passou por várias modificações, e no ano de 2009 foi completamente restaurado.

Hoje, a paróquia celebra missas e tem diversas ações evangelizadoras. Ela está localizada na Rua Xavier Câmara, 200, Centro Histórico.

Igreja São José (MG)

A igreja foi construída em 27 de janeiro de 1900. Ela tem uma estrutura grandiosa, com várias pinturas internas elaboradas pelo alemão Guilherme Schumacher, entre os anos de 1911 e 1912.

Hoje no local ocorrem missas, casamentos e outros eventos religiosos. A igreja fica na Rua Tupis, 164, Centro, Belo Horizonte.

Igreja de São José dos Carpinteiros (Itália)

A igreja fica no prédio da antiga San Pietro in Carcere, em Roma. Ela foi adquirida pela Congregação dos Carpinteiros em 1540, sendo restaurada entre 1602 e 1663. Dois século depois, em 1886, foi restaurada novamente. O local possui pinturas, órgão e um belo altar decorado.

Atualmente o templo deve passar por uma nova obra, pois em agosto de 2018 o telhado do local desabou, porém sem deixar feridos. A igreja está situada em Clivo Argentario, 1, 00186 Roma RM.

Igreja Católica de São José (Estados Unidos)

O templo foi construído em 1866 e em mais de 150 anos é propagador da fé cristã no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. O local realiza missas, batismos, casamentos etc. Ele está localizado em 1406 E. Washington St., Louisville.

Oração de São José

José é considerado um homem justo e muito ligado à família. A oração em sua homenagem ressalta essas características. Você pode utilizá-la como forma de pedir proteção, sabedoria e serenidade para lidar com os problemas cotidianos.

São José, alegres louvamos teu exemplo

de doação paternal ao nosso amado Jesus.

Homem da obediência e do silêncio,

ensinai-nos por teu exemplo a colocarmos

nossa confiança nas mãos do Pai Celestial.

Não nos desamparai nas quedas,

e assim, como não deixastes Jesus abandonado,

caminhai conosco, intercedendo a Deus por nós.

Nas angustias, ouvi-nos;

nos perigos, defendei-nos;

na dor, fortificai-nos;

na tristeza, dai-nos esperança;

nas tempestades, acalmai-nos!

Castíssimo São José,

ensinai-nos a zelar pela nossa família

com amor constante e cuidado diário.

Livrai nossas famílias dos perigos espirituais e temporais,

e acompanhai-nos com vossa constante proteção.

Amém!