São Nicolau de Flüe – História, Oração e Lista de Santuários

São Nicolau de Flüe é um santo católico de origem suíça. Ele é cultuado por causa de sua postura totalmente humilde, voltada para a oração e o jejum.

No artigo de hoje vamos trazer mais informações sobre a vida do santo. Assim como apresentar sua oração e as igrejas no Brasil e no mundo em homenagem a ele. Continue acompanhando o texto.

São Nicolau de Flüe

A história de São Nicolau de Flüe

Nicolau von Flüe nasceu no ano de 1417 na vila Flüeli-Ranft, na cidade de Sachseln, região onde hoje é a Suíça. Ele trabalhou em diferentes cargos políticos, foi casado e teve 10 filhos.

Depois de um tempo, no entanto, acabou se desiludindo com o comportamento da sociedade e tornou-se um ermitão. Viveu sem luxos materiais e fez jejuns intensos.

Sendo considerado um sábio pela população do local onde viveu, São Nicolau de Flüe era procurado por pessoas que buscavam conselhos sobre diversos aspectos da vida cotidiana.

Durante a infância e a adolescência, o santo teve uma vida tranquila e sempre ajudou sua família. Apesar da inclinação religiosa, ele não seguiu para o sacerdócio e trabalhou durante toda a juventude junto ao pai como camponês.

Vida pessoal

Quando já tinha cerca de 30 anos, São Nicolau saiu da casa dos pais e construiu um lugar para morar. Nessa época, a pedido da família, casou com a jovem Dorothea Wyss, que tinha 16 anos. Com ela teve 10 filhos, sendo cinco meninas e cinco meninos.

Paralelamente à vida familiar, ele também cresceu profissionalmente. Das atividades como camponês passou a assumir cargos públicos, chegando a ser conselheiro, deputado e juiz. As funções lhe eram oferecidas devido ao senso de justiça que possuía e a suas habilidades como mediador.

Com quase 50 anos, em 1465, decepcionou-se com as atitudes do governo local e de grande parte da população. Ele percebeu que como as pessoas eram egoístas e tomavam decisões apenas em benefício próprio. Foi nesse momento que entrou em crise e começou a buscar o isolamento.

A vida de ermitão

Aos poucos, São Nicolau de Flüe começou a renunciar os bens materiais. Ele deixou a vida política e conversou com a esposa sobre sair de casa e viver sozinho. Como os filhos já estavam crescidos e educados, Dorothea aceitou a separação.

Assim Nicolau começou uma peregrinação tentando encontrar seu papel no mundo e diante de Deus. Depois de andar por regiões próximas a Sachseln, ele voltou à vila onde nasceu e fez moradia perto da casa na qual vivia com a ex-esposa e os filhos.

A população local construiu para o santo uma pequena casa e uma capela. No lugar viveu até os 70 anos, sempre de maneira humilde. Alguns estudiosos, inclusive, afirmam que Nicolau dormia em um pedaço de tábua e se alimentava apenas de frutas e eucaristia, jejuando por longos períodos.

Os conselhos

Apesar do isolamento social, São Nicolau de Flüe estava atento a tudo que ocorria na região, afinal ele era um homem extremamente observador. Junto a isto estava sua capacidade de ponderação e de análise.

Sendo assim, ele conseguia dar bons conselhos sobre questões cotidianas e era procurado por pessoas de diferentes classes sociais, do camponês até os políticos.

O santo teve um papel importante no acordo de paz entre os estados que hoje compõem a Suíça. No ano de 1481, os líderes da assembleia chamada Dieta da Confederação Suíça consultaram Nicolau sobre o que fazer para evitar uma guerra iminente entre os cantões (estados).

Com os conselhos do santo, a situação política da região conseguiu ser amenizada e resolveu-se de forma pacífica.

São Nicolau morreu no ano de 1487 aos 70 anos e foi enterrado na Igreja Paroquial de Sachseln, onde seu corpo permanece até os dias atuais. A Igreja Católica reconheceu sua santidade em 1947 quando no dia 15 de maio o Papa Pio XII realizou o processo de canonização.

Desde então Nicolau é cultuado não apenas na Suíça, mas em igrejas de diferentes países pelo mundo. No calendário oficial católico, a data em homenagem ao santo é o dia 21 de março, o mesmo de sua morte.

Em diferentes locais no Brasil, há templos construídos para São Nicolau de Flüe. Do mesmo modo existem igrejas espalhadas pelo mundo para cultuá-lo. A seguir vamos apresentar alguns santuários dedicados a ele.

Paróquia São Nicolau de Flüe (SP)

A paróquia está situada na Rua Pedro Raimundo, 80, Vila Carmem, na cidade de São Carlos, estado de São Paulo. O local foi inaugurado em 1989 como parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

A igreja foi erguida por iniciativa dos moradores locais com a ajuda do pároco Dom Eduardo Malaspina. O projeto recebeu até mesmo verba da Suíça para ser executado. Hoje o espaço realiza missas regulares.

Igreja São Nicolau de Fluüe (Índia)

Na Índia São Nicolau de Flüe também é cultuado. A igreja em sua homenagem fica no estado de Kerala, no lado oeste no país.

Igreja Paroquial de Sachseln (Suíça)

A igreja recebe um grande número de visitantes que buscam a benção de São Nicolau, cujo restos mortais estão abrigados no local. Por conta da alta peregrinação, o templo foi reconstruído no ano de 1684 e é uma construção imponente. Hoje, o local realiza missas regulares e diversos eventos.

Igreja de São Nicolau de Flüe (EUA)

No estado da Califórnia também há um templo em homenagem a São Nicolau. A igreja realiza missas, batismos, casamentos e vários outros eventos religiosos. Ela fica localizada na cidade de Laguna Woods, um local do interior com menos de 20 mil habitantes.

Oração de São Nicolau de Flüe

A oração de São Nicolau de Flüe é extremamente simples, algo que reflete seu estilo de vida desapegado de superficialidades. Faça a oração abaixo sempre que precisar entrar em comunhão com Deus.

Meu Senhor e meu Deus, tirai de mim tudo quanto
Possa afastar-me de Vós!