São Tomás de Aquino – História, Oração e Lista de Santuários

São Tomás de Aquino é um dos religiosos cujo trabalho tem grande influência na Igreja Católica, mas também destacou-se no campo da Filosofia. Ele escreveu diversas obras, foi professor em Paris e Roma e nomeado santo em 1323, cinco décadas depois da sua morte.

São Tomás de Aquino

A história do São Tomás de Aquino

Tomás de Aquino sempre demonstrou interesse pela vida religiosa, mas enfrentou resistência da família para seguir a vocação desejada.

Quando decidiu entrar para a ordem dos Dominicanos, seus pais o trancaram em casa por mais de um ano na tentativa de que mudasse de ideia.

Infância

Tomás nasceu na Itália, no ano de 1225, em um povoado denominado Roccasecca. De família rica, o menino teve uma educação refinada e começou os estudos aos 5 anos, em uma região perto da sua casa. Aos 14 anos foi enviado para uma universidade de referência em Nápoles.

Os pais de São Tomás de Aquino eram Landulfo de Aquino e Teodora. Ambos queriam que o filho seguisse carreira como abade, uma posição importante dentro da religião. O jovem sempre teve vocação para os ensinamentos de Deus, mas optou por um caminho religioso mais simples.

Aos 19 anos entrou para a Ordem Dominicana, a qual tinha por objetivo pregar pela sociedade os ensinamentos de Cristo. Quando tomou essa decisão, Tomás mudou-se para Roma, mas durante a viagem encontrou seus irmãos que o forçaram a voltar para casa.

Por cerca de um ano, ele permaneceu com a família, impedido de ir para qualquer lugar até que desistisse da ideia de seguir a doutrina dominicana. Durante todo esse período manteve-se firme e, enfim, a família acabou cedendo à sua escolha.

Atuação religiosa

Na vida religiosa, São Tomás de Aquino buscou unir ciência com teologia. Ele tinha a denominação de frade e era muito adepto dos pensamentos de Aristóteles, apesar de rejeitar os filósofos em geral por considerá-los incrédulos.

Era um homem que estava sempre estudando e atuou como professor em diferentes universidades. Os debates que promovia com os alunos relacionavam a fé cristã com os desafios cotidianos enfrentados pelo povo.

Tomás de Aquino estudou na Universidade de Paris, foi professor em uma universidade na cidade de Colônia, na Alemanha, e depois voltou à capital francesa para lecionar no mesmo local onde estudara.

Em 1265 trabalhou como teólogo papal e lecionou também no Convento de Santa Sabina, em Roma. Três anos depois voltou para a Universidade de Paris, assumindo o posto de regente mestre até 1272. Depois disso, os dominicanos de Nápoles o convidaram para criar um universidade local, onde permaneceu até 1274.

Obras importantes e Morte

São Tomás de Aquino morreu em 1274, na região do Lácio, próxima à Roma. Ele tinha apenas 49 anos e teve problemas depois de levar uma queda enquanto viajava para um concílio na França, convocado pelo Papa.

Depois do acidente ficou doente e parou na abadia de Fossanova, um mosteiro conhecido da época e fundado no século XII. Lá passou seus últimos dias.

Ao longo da sua vida, o religioso sempre levou para a população os ensinamentos religiosos. Ele gostava de ensinar as pessoas que estavam no início dos estudos de Teologia, por isso contruiu sua trajetória em ambientes acadêmicos.

Escreveu importantes obras como Suma Teológica e Suma Contra os Gentios e até hoje tem um papel de relevância nos ensinamentos religiosos e filosóficos. Em 1323 foi canonizado pelo papa João XII e é considerado padroeiro das universidades.

Santuários e Paróquias dedicadas a São Tomás de Aquino

O santo Tomás de Aquino tem várias instituições religiosas fundadas em sua homenagem. Aqui estão listadas algumas delas.

Capelania Militar Santo Tomás de Aquino (SP)

A igreja está situada na cidade de Campinas e realiza missas regularmente. O endereço do local é Avenida Papa Pio XII, 350, Jardim Chapadão.

Paróquia de São Tomás de Aquino (MG)

O centro religioso está na cidade de São Tomás de Aquino e é ligado à Diocese de Guaxupé, tendo sido fundado em 1899. O local tem missas regulares e também recebe confissões. Ele fica na Praça Cônego Tomaz, 731, Centro.

Paróquia Universitária Santo Tomás de Aquino (SP)

A paróquia faz parte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e foi criada em 1973. O espaço recebe alunos, professores e funcionários e está localizado na Avenida Dom Humberto Mozzoni, 124-174, Parque dos Jacarandá.

Convento Jacobino de Toulouse (França)

O convento data do século XIII e guarda os restos mortais de São Tomás de Aquino. Ponto turístico e religioso muito conhecido na região, o espaço foi restaurado em 2015 e fica na Rue Lakanal, 31000 Toulouse, França.

A sua arquitetura é em estilo gótico, com a parte externa toda em ladrilhos avermelhados. Na área interna, a decoração é simples, mas imponente. O pé direito tem cerca de 20 metros e há várias colunas centrais. Várias janelas compridas com vitrais coloridos rodeiam todo o lugar completam o cenário.

Oração de São Tomás de Aquino

Ao longo da vida, São Tomás de Aquino foi reconhecido por sua inteligência e, assim, muitas das orações ligadas a ele pedem sabedoria. Na próxima vez que estiver em busca de desenvolvimento intelectual faça a oração abaixo:

Criador Inefável,

Vós que sois a fonte verdadeira da luz e da ciência,

derramai sobre as trevas da minha inteligência um raio da vossa claridade.

Dai-me inteligência para compreender,

memória para reter,

facilidade para aprender,

sutileza para interpretar

e graça abundante para falar.

Meu Deus, semeai em mim a semente da vossa bondade.

Fazei-me pobre sem ser miserável,

humilde sem fingimento,

alegre sem superficialidade,

sincero sem hipocrisia;

que faça o bem sem presunção,

que corrija o próximo sem arrogância,

que admita a sua correção sem soberba;

que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concedei-me, Verdade das verdades,

inteligência para conhecer-Vos,

diligência para Vos procurar,

sabedoria para Vos encontrar,

uma boa conduta para Vos agradar,

confiança para esperar em Vós,

constância para fazer a Vossa vontade.

Orientai, meu Deus, a minha vida;

concedei-me saber o que me pedis

e ajudai-me a realizá-lo

para o meu próprio bem

e de todos os meus irmãos.

Amém.